COMO É A PRODUÇÃO DE UM RÓTULO ADESIVO?

SOLICITE UM ORÇAMENTO PELO WHATSAPP: http://bit.ly/whatsappetitec

Existem várias formas e métodos para a impressão de um rótulo adesivo. Mas, hoje, vamos explicar como é feita a produção desse tipo de material no ramo da flexografia, área em que a Etitec Soluções é referência nacional.

A flexografia é um processo de impressão rotativo direto e tem como características: (i) a matriz flexográfica flexível, feita de borracha e conhecida como clichê; (ii) tintas à base de água, solventes ou com radiação de luz UV, que permitem uma rápida secagem; e (iii) um sistema de entintamento por rolo/cilindro anilox. Além disso, as máquinas flexográficas são confeccionadas com um sistema de secagem rápida, que é feita, geralmente, por meio de circulação de ar quente.

Para que seja iniciado o processo de impressão, é necessária a confecção dos clichês, que são produzidos com base no layout do rótulo adesivo e são separados por cores. Assim, cada clichê deve ser produzido com alto-relevo para que cada informação receber a cor correspondente a do layout.

Clichê feito de borracha
Clichê feito de borracha

Posteriormente, os clichês são colocados nos cilindros da impressora e passarão por um suporte com a respectiva tinta antes de entrar em contato com a matéria-prima escolhida para a impressão do rótulo adesivo, que pode ser papel couchê, papel térmico, BOPP e outros.

Cilindro anilox

Clichê ajustado no cilindro
Clichê ajustado no cilindro

Assim, a área a ser impressa, que está em relevo, recebe a tinta, que é transferida diretamente do clichê para a matéria-prima utilizada. Como a área ao redor está mais baixa, esta não recebe tinta e, portanto, não há qualquer tipo de impressão. Ou seja, a impressão funciona como se fosse um grande carimbo.

Clichê em contato com a tinta para transferi-la ao papel
Papel que recebeu a tinta de um dos clichês
Clichê transferindo a tinta para o papel

Após receber a tinta, a matéria-prima passa por um processo de secagem rápida e o rótulo adesivo já está pronto para ser aplicado no produto.

Papel impresso sendo rebobinado
Etiquetas pronto para uso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: