Os rótulos e etiquetas estão diretamente relacionados à opção de escolha de um produto por parte dos consumidores finais e, se forem bem utilizados pelo fornecedor, tornam-se uma ferramenta poderosa para alavancar vendas e destacar o produto no meio de um mercado competitivo.
Por esse motivo, não basta apenas ter um rótulo ou uma etiqueta. É necessária sua utilização de forma eficiente e com a capacidade de chamar a atenção do consumidor.
Atualmente, os consumidores estão mais exigentes e querem ser bem informados sobre o produto que estão comprando, motivo pelo qual é de extrema importância que constem no rótulo todas as informações necessárias para tornar a experiência do cliente mais cômoda.
Além de todas as informações referentes ao produto em si, é necessário o respeito à legislação sobre o que deve, obrigatoriamente, constar nos rótulos. O embasamento legal para fazer constar em um rótulo determinada informação garante, ainda, maior credibilidade da empresa. Afinal, o consumidor busca, também, todas as informações exigidas por lei.
Embora seja importante constar todas as informações legais e descritivas do produto, a disposição dessas informações no layout do rótulo deve ser feita de forma profissional, fazendo com que o consumidor possa ler e compreender todas as informações, sem qualquer dificuldade.
Além disso, o layout deve ser feito por um profissional, para garantir que o rótulo agregue mais valor ao produto e desperte o interesse do consumidor para comprá-lo. Afinal, um bom rótulo pode tornar o seu produto único e fácil de se identificar no meio de produtos concorrentes.
Os lacres de segurança, utilizados no ramo de delivery, aparentam ser um simples detalhe, que alguns dão pouca importância. Contudo, faz toda a diferença quando está na embalagem de alimento a ser entregue ao consumidor.
Eles garantem que a embalagem se mantenha fechada durante o percurso do entregador. Assim, o objetivo dos lacres de segurança é evitar uma possível contaminação do alimento por pessoas que não participaram do processo de produção.
A utilização do lacre de segurança garante ao consumidor que o produto não sofreu modificações ao sair do restaurante para a entrega. Assim, além da segurança ao consumidor, há um reforço da confiança e da credibilidade da empresa.
A Etitec, empresa referência na produção de rótulos e etiquetas adesivas, produz lacres de segurança e, nos dias atuais, a utilização desse produto é essencial para quem quer trabalhar com a entrega de alimentos.
Com cola resistente e picote de segurança, os lacres de segurança garantem ao consumidor que o produto não foi violado. Assim, caso alguém tente abrir a embalagem antes do real destinatário, todo o papel será destruído, impossibilitando remendos na etiqueta.
Existem várias formas e métodos para a impressão de um rótulo adesivo. Mas, hoje, vamos explicar como é feita a produção desse tipo de material no ramo da flexografia, área em que a Etitec Soluções é referência nacional.
A flexografia é um processo de impressão rotativo direto e tem como características: (i) a matriz flexográfica flexível, feita de borracha e conhecida como clichê; (ii) tintas à base de água, solventes ou com radiação de luz UV, que permitem uma rápida secagem; e (iii) um sistema de entintamento por rolo/cilindro anilox. Além disso, as máquinas flexográficas são confeccionadas com um sistema de secagem rápida, que é feita, geralmente, por meio de circulação de ar quente.
Para que seja iniciado o processo de impressão, é necessária a confecção dos clichês, que são produzidos com base no layout do rótulo adesivo e são separados por cores. Assim, cada clichê deve ser produzido com alto-relevo para que cada informação receber a cor correspondente a do layout.
Clichê feito de borracha
Clichê feito de borracha
Posteriormente, os clichês são colocados nos cilindros da impressora e passarão por um suporte com a respectiva tinta antes de entrar em contato com a matéria-prima escolhida para a impressão do rótulo adesivo, que pode ser papel couchê, papel térmico, BOPP e outros.
Cilindro anilox
Clichê ajustado no cilindro
Clichê ajustado no cilindro
Assim, a área a ser impressa, que está em relevo, recebe a tinta, que é transferida diretamente do clichê para a matéria-prima utilizada. Como a área ao redor está mais baixa, esta não recebe tinta e, portanto, não há qualquer tipo de impressão. Ou seja, a impressão funciona como se fosse um grande carimbo.
Clichê em contato com a tinta para transferi-la ao papel
Papel que recebeu a tinta de um dos clichês
Clichê transferindo a tinta para o papel
Após receber a tinta, a matéria-prima passa por um processo de secagem rápida e o rótulo adesivo já está pronto para ser aplicado no produto.
A maioria das cervejas artesanais começam a ser produzidas no quintal de casa. Geralmente, a produção é feita para amigos e familiares. Conforme o tempo vai passando, o produtor se depara com uma fila de pessoas interessadas em suas cervejas.
Quando chega a esse ponto, o produtor começa a pensar em profissionalizar o seu produto. Inicia-se, então, uma aventura empreendedora com diversos desafios, sendo um deles a criação e impressão de um belo rótulo, que será capaz de destacar sua cerveja da concorrência.
Nesse momento, algumas perguntas começam a surgir, por exemplo: Como criar uma boa arte para o meu rótulo? Preciso contratar um designer? Posso imprimir em qualquer tipo de papel? Quais cores devo utilizar? Qual formato meu rótulo deve ter?
Por isso, a Etitec Soluções separou algumas dicas para você produzir um rótulo profissional e de excelente qualidade, capaz de levar o seu produto a outro patamar. Confira!
CRIAÇÃO DO RÓTULO
Para dar maior credibilidade ao seu produto, você precisa ter um rótulo de qualidade, capaz de acompanhar a identidade da sua cerveja.
Para a criação do rótulo, a princípio você tem quatro opções:
Fazer você mesmo: Para a criação de designs para o seu rótulo, é necessária a utilização de programas específicos (CorelDRAW, Adobe Illustrator e outros), que podem ser um pouco complexos caso você não tenha familiaridade com esse ambiente gráfico. Assim, a criação feita pelo próprio produtor é indicada apenas para os casos em que este já saiba utilizar as ferramentas e programas adequados, pois dependendo da forma como a arte for construída, isso pode dificultar a impressão na empresa especializada.
Utilizar ferramentas online: Hoje em dia, há diversos sites (a maioria em inglês) que permitem a criação de rótulos com designs variados (Ex.: brewtopia, labeley, grogtag, beer labelizer e outros). Nessas situações, o produtor tem certa liberdade para a criação de seus rótulos, contudo, fica limitado aos formatos, tamanhos, fontes e cores disponibilizados pelo site utilizado.
Contratar um designer: Caso você tenha condições financeiras, contratar um profissional para a criação de seu rótulo é uma excelente opção, pois o profissional saberá todos os detalhes técnicos para você ter um rótulo de qualidade.
Criar o layout na empresa que for realizar a impressão dos rótulos: Muitas empresas oferecem a criação da arte caso você a contrate para realizar a impressão dos seus rótulos. Nessa situação, a criação muitas vezes é concedida de forma gratuita e é realizada por um profissional, o que pode baratear os seus custos. A Etitec Soluções, por exemplo, cria a arte do seu rótulo de forma gratuita, desde que você contrate o serviço de impressão. Além disso, ela produz e entrega para todo o território brasileiro.
CORTES
O corte (formato) do seu rótulo é extremamente importante e deve ser pensados desde o início do desenvolvimento da arte.
Há vários tipos, tamanhos e modelos. Por isso, o corte deve ser pensado para o recipiente que armazenará a cerveja (garrafa, lata, barril ou galão), evitando-se, assim, dificuldades na hora da rotulagem, além de embelezar e valorizar o seu produto
CORES
Não existe uma regra para a utilização das cores quando o tema é rótulos para cerveja. Ou seja, você é livre para escolher as cores que mais te agradam. Afinal, a cerveja é sua.
No entanto, quando falamos sobre cerveja, existe a associação entre algumas cores e o tipo da cerveja. Por exemplo, a cor preta está presente predominantemente em cervejas do estilo Stout. Já nas cervejas do tipo Weiss são utilizados tons de palha para lembrar o trigo.
INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONSTAR NO RÓTULO
Além das informações legais, que são obrigatórias e podem variar de estado para estado, as informações que não podem faltar no seu rótulo são: nome da cerveja, estilo, data de fabricação, data de validade, quantidade de ml do recipiente, modo de armazenamento, teor alcoólico e os ingredientes.
IMPRESSÃO DO RÓTULO
Embora exista a possibilidade de impressão direta nos recipientes que armazenará a cerveja (garrafa, lata, barril ou galão), a utilização de rótulos autoadesivos é uma ótima solução para o seu produto ter um acabamento impecável. Com a utilização de papeis autoadesivos, você tem a possibilidade de usar materiais metalizados e especiais, o que pode ser um grande diferencial para o seu produto se destacar da concorrência.
PAPÉIS
Os rótulos podem ser impressos em diversos papeis (com relevo, com brilho, com impressões especiais em dourado e/ou prata, dentre outros). Os papeis adesivos são os de aplicação mais prática e podem ser metalizados, coloridos e, até mesmo, transparentes. Contudo, devem ser resistentes à umidade e a baixas temperaturas. Afinal, quem não gosta de tomar aquela cerveja geladinha?
ONDE IMPRIMIR O RÓTULO
Com todas essas dicas, você deve estar com bastante vontade de criar e fazer o rótulo da sua cerveja artesanal.
Para a impressão dos seus rótulos, você deve procurar uma empresa séria, competente e que possa entregar a qualidade que o seu produto exige.
Nós, da Etitec Soluções, somos especialistas e referência nacional na impressão de rótulos. Possuímos equipamentos de última geração e somos capazes de entregar o que há de mais moderno no mercado. Produzimos rótulos com todo tipo de acabamento especial (laminação, verniz localizado, hot stamping, cold stamping, casting e outros), com cortes e tamanhos especiais. Ou seja, temos tudo para entregar o rótulo que o seu produto merece, desde soluções mais econômicas até as mais sofisticadas.